Hoje aprendi uma importante lição sobre consumo consciente, responsabilidade social e ecologia. Já sabia da grande oportunidade que abrimos para comunidades de baixa renda quando doamos computadores antigos para instituições como o Comitê para Democratização da Informática, CDI, ao invés de jogá-los fora.

Conheço muitas pessoas e empresas que trocam de computadores com alguma frequência e que, para isso, descartam os equipamentos antigos tais como Impressoras, monitores, torres de computador, teclados e mouses que são colocados no lixo simplesmente porque “o custo do concerto não vale a pena” ou “porque estão muito antigos e lentos”. Eu mesmo fiz isto algumas vezes, até começar a prestar a atenção na possibilidade recuperar os equipamentos e encaminhá-los para um fim mais nobre que o lixo.

Uma amiga enviou o link para uma reportagem feita pelo André Trigeiro para a Globo News sobre lixo eletrônico e confesso que é um convite à reflexão.

A reportagem fala do enorme desperdício de materiais e do risco para a saúde do próprio planeta que estão relacionados a um hábito cada vez mais comum nas grandes cidades; O descarte de equipamentos eletrônicos. André apresenta alguns números que nos ajudam a identificarmos a necessidade de mudança de hábito.

Na segunda parte da reportagem André apresenta uma outra opção ao descarte, a doação dos equipamentos defeituosos ou antigos para instituições que se comprometem a tentar aproveitar da melhor forma possível os equipamentos e a direcionar os recursos para comunidades carentes sob a forma de ações sociais tais como abertura de laboratórios de informática e oferecimento de cursos.

  • Google Buzz
  • Delicious

Tags: , , ,

2 Responses to “Lixo Eletrônico, suas consequências e como evitá-lo”

  1. Ester Moreira disse:

    Se alguém tiver computadores usados que funcionem e quiser doar para uma nova escola que estamos abrindo em um bairro carente de Guarulhos, estamos no aguardo, email estermsantana@gmail.com

  2. Ester,
    Não tive tempo de entrar em contato com você para parabenizá-los pela iniciativa e obter mais informações sobre o trabalho desenvolvido, mas aproveito o espaço para enviar meus votos de sucesso nesta empreitada.
    Esta é uma forma muito nobre de reduzir os níveis de lixo eletrônico, dando utilidade ao que ainda serve

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>